ENDEREÇO

Kwaedza Simukai Manica
Av Eduardo Mondlane 191
Cidade de Manica
Provincia de Manica
Tel/Fax: (258-51) 62238
E-mail: telemanica@satcom.co.mz

Gestor: Alby Dickson Lourenço
Assistente: Filipe Americo


O dono do Telcecentro de Macequece em Manica é a Kwaedza Simukai Manica (KSM - "Amanheceu Acordem Manica" em Chimanyika), uma associação composta por grupos de camponeses organizados e uma equipa composta por sete técnicos, 20 activistas agro-pecuários e 8 colaboradores que fazem parte do conselho de direcção e conselho fiscal. Esta equipa vem trabalhando desde 1997 nas comunidades rurais do distrito de Manica, e o seu escritório fica na cidade do mesmo nome.

Tem as suas raízes num programa de desenvolvimento integrado iniciado em 1992 com um financiamento da FOS (Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento - Bélgica), que continua a apoiar as actividades nucleares. Promove o desenvolvimento comunitário e aumento de rendimentos através de um projecto de micro-finanças para os residentes locais. Os seus projectos incluem irrigação, defesa dos direitos dos camponeses, nutrição, processamento pôs-colheita, armazenamento de produtos agrícolas e formação na produção de artesanato.

O seu objectivo global é a promoção de um processo de desenvolvimento sustentável que contribua para o aumento geral do nível de vida da população rural do distrito de Manica, especialmente famílias camponesas de baixa renda, grupos de artesãos e de mulheres.

O seu programa de actividade em 2000 focou as seguintes áreas de acção: desenvolvimento de comercialização agrícola, criação de um sistema de crédito para pequenos projectos, divulgação da Lei de Terra, acções para melhorar o uso e gestão de água e recursos energéticos e acções de capacitação. O programa é implementado junto das comunidades e associações locais nas aldeias e localidades.
Um dos projectos da KSM a médio prazo é a criação de um centro de documentação e formação para servir as necessidades tanto dos seus grupos-alvo como da população de Manica-cidade. Este centro serviria como um espaço onde o público podia aceder a informação e educação, virado à capacitação profissional para melhorar os rendimentos familiares.

Assim, uma parceria com KSM facilita o CIUEM no cumprimento do seu objectivo de promover acesso a TICs pelas comunidades rurais; por outro lado a presença de novas tecnologias como componente do centro de documentação e formação da KSM ajuda a melhorar a qualidade dos serviços prestados e atrair números maiores de utentes, inclusive do meio urbano. As instalações do KSM têm uma sala com dimensões adequadas para servir o centro.

TOPO DA PÁGINA  
 
     
 

Coordenador do Projecto:CIUEM - Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane Av.Julius Nyerere, 257 - Maputo
Tel: 258-1-492601Fax: 258-1-492601 e-mail:
polly@nambu.uem.mz